A bagunça na cozinha atrapalhou a Copa

Publicado: 14 de julho de 2014 em Uncategorized

Esta é uma matéria que postei recentemente em minha coluna no http://www.juventudeemfoco.com.br sobre a Copa do Mundo de Futebol 2014.

A copa acabou deixando um gosto amargo para muitos brasileiros. Obras superfaturadas, acidentes fatais e a disseminação mundial do conhecimento de nossa incompetência.
Tudo isso é ruim, mas (infelizmente) não incomodaria se tivéssemos sido campeões, um pouco menos se uma vingança contra a Holanda nos rendesse um terceiro lugar. De repente, até se tivéssemos tombado com um filho que não foge a luta e nem teme a quem te adore a própria morte, de forma honrosa e fazendo jus ao não desisto nunca que um dia acompanhou nossa condição de brasileiros, não teríamos ficado com essa estranha sensação de…acho que isso não tem nome ainda…vou chamar essa sensação de “gostinho de Mineirazzo”.
A vitória maiúscula dos alemães mostrou deficiências táticas e técnicas do nosso futebol? Talvez seja um exagero dizer isto. Os derrotados foram apenas 20 e poucos jogadores, temos muito mais que isso, afinal, o futebol faz parte de nossas vidas, talentos estão em todos os cantos, só nos falta a disciplina, aprender que resultados vem com seriedade e trabalho.
Vale lembrar sempre que estamos falando de esporte, sete gols não deveriam ser motivo para tamanho embaraço, mas vivemos em um país frustrado por sua grandeza castrada por uma histórica cultura de improviso e corrupção e nossa válvula de escape sempre foi o futebol, o momento em que podemos nos sentir no lugar de destaque que deveríamos ter. Essa importância pode ser vista em momentos de derrota onde várias teorias de conspiração surgem como justificativa ao fracasso. Não, não fomos comprados, fomos superados pela competência que nos falta e aceitar isso é o primeiro passo para o crescimento, no futebol e na vida!
Sejamos sempre brasileiros, sejamos sempre lutadores, sejamos humildes para reconhecer que coube à Alemanha o título de país do futebol em 2014 e que nos reste o orgulho de ter superado as expectativas pessimistas para este grandioso evento, apesar da famosa e agora mundialmente conhecida incompetência de nossos governantes.
A abertura foi um fiasco, o encerramento poderia ter passado melhor sem a presença do maior símbolo de regresso do país (Sim, estou falando da presidANTA que foi estudANTA e que não deve ter tido o prazer de ser pacienta em um hospital do SUS!), mas mesmo assim, os turistas foram bem recebidos, os times se sentiram bem aqui e o nosso time foi um ótimo anfitrião, afinal, quem é que serve um banquete de 7 pratos ao convidado? Se empanturraram tanto que na hora da festa, um foi o suficiente!
Viva a Alemanha pelo show de futebol e humildade! Danke schön pela lição dada ao nosso país!

Deixe um comentário